Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Os editores Augusto Massi, Julia Bussius e Abilio Guerra entrevistam o literato brasileiro Milton Hatoum, programa em vídeo.

how to quote

GUERRA, Abilio; MASSI, Augusto; BUSSIUS, Julia. Milton Hatoum: literatura em tempos de cólera política e pandemia de coronavírus. Transa Marieta – episódio 1. Entrevista, São Paulo, ano 21, n. 082.02, Vitruvius, abr. 2020 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7713>.


Milton Hatoum, Julia Bussius, Abilio Guerra, Augusto Massi, Caio Guerra, Giovanni Pirelli e Helena Guerra
Foto divulgação

• Transa é um substantivo feminino que significa ajuste para a consecução de determinado fim; acordo, combinação; negócio; 2 – questão, assunto; 3 – maquinação para a execução de mau desígnio; trama; 4 – relação amorosa; e 5 – relação sexual
• Marieta; s. n. : seu centro cultural de confiança.

Em tempos de isolamento social – com cólera política e pandemia de coronavírus nos sujeitando a uma nova ordem social de riscos extremos, tanto físico como político –, abrimos um hiato de serenidade e inquietação para conversar com o romancista Milton Hatoum sobre o fazer literário, a poética que envolve sua obra, seu processo de pesquisa, e a conexão de seus contos e romances com a realidade brasileira.

O evento – primeiro episódio do “Transa Marieta”, programa com personalidades da arte e da cultura contemporânea – ocorreu no dia 20 de abril de 2020, com início às 18h30, com mais de duas horas de duração, e foi transmitido ao vivo via Facebook, na página do projeto Marieta, chegando a mais de 1.700 visualizações e recebendo 180 comentários.

Nos dias anteriores à entrevista, o trio de entrevistadores – Augusto Massi, Julia Bussius e Abilio Guerra – conversou por telefone, email, whatsapp e zoom para estruturar uma pauta para a entrevista, que foi parcialmente cumprida durante o encontro virtual, que encontrou sua dinâmica própria quando entraram em cena o convidado e o público, que pôde participar com perguntas por escrito.

A conversa foi estruturada em seis blocos temáticos e caberia a Milton Hatoum a abertura de cada parte com a leitura de um trecho de seus romances, aos moldes de uma epígrafe. Apenas dois trechos foram lidos, como apenas duas imagens de abertura – com fotos da Amazônia do fotógrafo italiano Tommaso Protti – foram apresentadas. Para registro do evento, esse bastidor está apresentado na quinta parte dessa publicação, permitindo aos mais curiosos comparar a ambição inicial, rígida e cerebral, e a realidade mais espontânea do evento ocorrido.

Quem for assistir à gravação da entrevista poderá escolher entre a transmissão original no Facebook, com o registro de comentários e perguntas encaminhados pela audiência, ou as versões disponibilizadas no Youtube e Vimeo, que tornam acessível o conteúdo ao contingente expressivo de pessoas não frequentador de redes sociais. As três versões estão disponíveis nas segunda, terceira e quarta partes dessa edição no portal Vitruvius. A função “como citar”, presente no menu em preto posicionado no lado superior direito, permitirá que os interessados façam a correta referência das falas de entrevistado e entrevistadores.

Primeira experiência ao vivo do coletivo, o programa “Transa Marieta” com Milton Hatoum é oferecido agora na forma de documento a todos os interessados em literatura, arte e cultura.

comments

082.02 literatura
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

082

082.01

Peter Eisenman in loco

Sérgio M. Marques, Mônica L. Bohrer and Lucas Canez M. Marques

082.03

Entrevista com Hernán Díaz Alonso

Sérgio M. Marques, Mônica L. Bohrer and Lucas Canez M. Marques

082.04 hq, música e cinema

Arrigo Barnabé

Abilio Guerra and Silvana Romano Santos

082.05 cidade e sociedade

Erminia Maricato, arquiteta, professora, gestora pública e ativista social

Abilio Guerra, Celso Aparecido Sampaio, João Sette Whitaker and Lizete Maria Rubano

082.06

Processos de diversidade nas práticas projetuais

Oscar Eduardo Preciado Velasquez

082.07

Danilo Miranda, um intelectual a serviço do Brasil

Abilio Guerra, Marta Bogéa and Giovanni Pirelli

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided