Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O engenheiro Wagner Garcia, falecido no dia 29 de maio de 2020, recebe homenagem de amigos.

how to quote

FRANÇA, Elisabete; NOBRE, Lucas; DINIZ, Maria Teresa; BOLDARINI, Marcos; CANUTTI, Rita. Wagner Garcia (1949-2020). Um engenheiro a serviço da arquitetura. Drops, São Paulo, ano 20, n. 152.09, Vitruvius, maio 2020 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.152/7761>.



Na última sexta-feira, 29 de maio de 2020, recebemos a triste notícia do falecimento do engenheiro Wagner Garcia de Oliveira (1949-2020), grande amigo, profissional competente e polivalente, pai da Tatiana, Irina e Carol.

Engenheiro civil formado pela Faap, homem de rara inteligência, contribuiu ao longo de sua carreira com inúmeros escritórios de arquitetura e em programas habitacionais de urbanização de favelas na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Apreciado por seus pares, transitou em diversos grupos deixando grande contribuição para o campo da engenharia, urbanismo e arquitetura. Wagner Garcia era daqueles sujeitos raros, homem de fino trato, culto, elegante e de humor contagiante, foi generoso e leal com as pessoas com quem conviveu, sendo professor para muitos de nós.

Sua atuação profissional pode ser observada no gerenciamento, gestão e elaboração de inúmeros projetos públicos de interesse social e ambiental. Sua participação e atenção no acompanhamento da execução de obras, na integração com as equipes técnicas e principalmente, seu amor ao trabalho e sua simpatia e generosidade, contribuíram para a realização de obras em áreas de urbanização complexa como as das favelas de Paraisópolis, Heliópolis e Cantinho do Céu em São Paulo, entre tantas outras parcerias ao longo de sua carreira.

Com experiência singular e atuação atenta e dedicada, reforçou para os profissionais da arquitetura a importância do trabalho integrado. Mostrou que nenhum profissional é um pássaro solitário.

Nos tempos difícieis que vivemos, Wagner e sua esposa Vera Lucia Verissimo foram vítimas da Covid 19. Agora estrela a brilhar, seu caminho profissional fica como legado para as jovens gerações de arquitetos e engenheiros.

sobre os autores

Elisabete França, Lucas Nobre, Maria Teresa Diniz, Marcos Boldarini e Rita Canutti são arquitetos e amigos do engenheiro Wagner Garcia de Oliveira.

 

comments

152.09 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

152

152.01 coronavírus

Carles Martí Arís (1949-2020)

Estudante, pesquisador, editor, pensador, crítico, escritor, construtor e promotor cultural

Edson Mahfuz

152.02 iphan em risco

Em defesa do Iphan e do patrimônio histórico e artístico nacional

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiros

152.03 iphan em risco

Manifestação do CAU em defesa do Iphan

CAU/BR e CAU/UF repudiam a nomeação de servidores sem qualificação técnica para cargos de direção e coordenação no Iphan

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiros

152.04 coronavírus

Espanha, habitação e Covid-19

Tiago Augusto da Cunha

152.05 coronavírus

Fogos de artifício e confissão de culpa

Carlos A. Ferreira Martins

152.06 design

Design e pandemia

Ethel Leon

152.07 política

Contra as teses dogmáticas

É hora de encontrar os elos fracos da cadeia fascista

Roberto Romano

152.08 homenagem

Italo Campofiorito (1933-2020)

Falece o arquiteto que tombou Brasília

José Pessôa

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided