Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

ARQUITETURA, PATRIMÔNIO E CULTURA, Entidades de. Sobre a nomeação de blogueira para a coordenação técnica do Iphan-RJ. Nota pública. Drops, São Paulo, ano 20, n. 151.06, Vitruvius, abr. 2020 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.151/7712>.



Diante da notícia de nomeação recentemente realizada pelo Governo Federal para o cargo de Coordenador Técnica do Iphan-RJ, as entidades aqui signatárias vêm manifestar seu repúdio e indignação, ao que entende ser um desprezo à gestão ao Patrimônio Cultural Brasileiro, ao se indicar uma profissional sem a formação ou a experiência minimamente adequada para a complexidade da tarefa a que se destina, o que coloca em risco o patrimônio tombado no estado do Rio de Janeiro (1).

Cargo de natureza eminentemente técnica, tem por prerrogativa regimental coordenar e orientar equipes e ações de naturezas e complexidade variadas na gestão dos bens protegidos como Patrimônio Nacional em todo estado do Rio de Janeiro, incluindo aí as rotinas de fiscalização, recuperação e licenciamento referente ao vasto e importantíssimo acervo arquitetônico tombado ou ainda de sítios arqueológicos registrados. Seu exercício exige do profissional que de suas funções esteja investido, conhecimentos sólidos e profundos no campo da preservação de bens culturais e também da gestão pública. Não por acaso, historicamente a função vem sendo exercida majoritariamente por profissionais formados por anos no quadro do próprio Instituto e, mesmo quando externos, vem sendo ocupado por profissionais de conhecida e extensa trajetória dedicada à preservação.

Entendemos ser um equívoco temerário que esta conduta seja abandonada, sendo especialmente grave que o seja feito neste quadro de calamidade pública vivida pelo Rio de Janeiro, em meio aos catastróficos efeitos da pandemia causada pelo Coronavírus, período no qual a gestão pública, nas mais variadas áreas, deve prezar pela condução responsável e máxima atenção ao seu papel.

Assinam a nota

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU-RJ

Instituto de Arquitetos do Brasil / Departamento Rio de Janeiro – IAB-RJ

Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro – SARJ

Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Abap

Abea – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA

Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos-Brasil

Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do Movimento Moderno – Docomomo Brasil

nota

1
NE – No dia 17 de abril, o Diário Oficial da União publicou a nomeação, pelo ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, da turismóloga e blogueira Monique Baptista Aguiar para o cargo e coordenadora técnica do Escritório Técnico do Rio de Janeiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan-RJ.

sobre a autoria

As instituições que assinam a nota pública são entidades pública e de interesse público, representativas de áreas e categorias profissionais, compromissadas com a preservação do patrimônio cultural nacional, que tem no Iphan a principal agência pública com tal responsabilidade.

 

comments

151.06 iphan em risco
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

151

151.01 coronavírus

O que se (des)aprende com a pandemia

O coronavírus como veneno-remédio

Abilio Guerra

151.02 homenagem

Rizza Paes Conde, arquiteta (1935-2020)

Otavio Leonidio

151.03 neuroarquitetura

Neuroarquitetos e o compromisso com a saúde corporativa

Juliana Duarte dos Santos Purcinelli

151.04 coronavírus

A dignidade é para todos, que o coronavírus nos lembre disso

Berta de Oliveira Melo

151.05 coronavírus

Reflexões a partir da pandemia e seu contexto

Jorge Mario Jáuregui

151.07 homenagem

Brasília histórica

A capital federal faz sessenta anos!

Rodrigo Queiroz

151.08 patrimônio cultural

Sobre as nomeações de profissionais sem qualificação adequada para cargos de chefia no Iphan

Nota pública

Membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

151.09 sociedade

Qual vírus?

Pandemia de coronavírus versus endemia de cegueira e indiferença

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided