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drops ISSN 2175-6716

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Ethel Leon, crítica de design, comenta a participação de Túlio Mariante na equipe curatorial do MAM Rio e sua recente interrupção pelo novo diretor da instituição.

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LEON, Ethel. O MAM Rio e a importância do design. Drops, São Paulo, ano 20, n. 150.05, Vitruvius, mar. 2020 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.150/7671>.



Há pouco tempo recebi de Túlio Mariante a notícia de que ele fecharia suas lojas Novo Desenho (no MAM Rio e no MAR) e passaria a cuidar do programa de design do MAM.

Sem achar bom que os museus deixassem de ter suas lojas, totalmente voltadas para o design brasileiro, fiquei bem contente com o fato de o MAM reconhecer a importância do design em sua equipe permanente.

Pois hoje fico sabendo que o novo diretor da instituição o tirou da equipe, alegando que design não fazia parte das prioridades da instituição.

Lamentável.

Inclusive porque o MAM foi sede de três Bienais de Desenho Industrial (1968, 1970 e 1972). Antes disso, Tomás Maldonado chegou a desenhar até mesmo maçanetas para o Museu e tentou lá estabelecer a escola Técnica de Criação.

Depois das Bienais, o designer Karl Heinz Bergmiller deu início ao Instituto de Desenho Industrial que, além de cuidar da expografia e de outros aspectos do Museu, não tardou a se revelar importante na condução de uma política para-governamental de design,

Nos últimos muitos anos, a loja de Túlio era parada obrigatória de todxs os que gostam de design e procuravam acompanhar a produção nacional.

Além disso, o arquivo do Museu tem vasto material sobre design brasileiro e sua equipe (tomara que continue a mesma) é impecável. Sei disso porque pesquisei por duas vezes na sede do Museu. Da primeira vez Luiz Camilo Osório era diretor da instituição e tudo facilitava para os pesquisadores, mesmo com obras dramáticas no edifício.

Há diretores e diretores.

sobre a autora

Ethel Leon é jornalista, pesquisadora, professora na área de história do design brasileiro e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – Primeira Escola de Design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.

Cartaz da Bienal de Design Industrial de 1970 no MAM Rio
Imagem divulgação

 

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