Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, militante da causa negra e contra a violência policial, causa indignação e perplexidade na nação brasileira.

how to quote

MOSÉ, Viviane. Marielle Franco. O assassinato de uma mulher corajosa e o impasse institucional brasileiro. Drops, São Paulo, ano 18, n. 126.02, Vitruvius, mar. 2018 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/18.126/6907>.



Uma mulher negra nascida na favela da Maré, que foi capaz de vencer toda exclusão social que lhe foi imposta por nascimento, neste país tão cruelmente desigual, uma mulher negra, forte, inteligente, corajosa, foi brutalmente assassinada por ter se tornado representante daqueles que a elegeram.

Marielle foi executada por cumprir com dignidade e grandeza o seu papel político. Morreu por ser honesta, combativa, corajosa, morreu por lutar por justiça.

O assassinato de Marielle Franco é o retrato não apenas do Rio, mas do Brasil hoje. Estamos todos à mercê do crime. Sem instituições que nos protejam, ao contrário legalizam o crime, estamos, os brasileiros, entregues à própria sorte.

Que sua morte não seja em vão Marielle, que nos guie em busca de justiça.

Digite uma mensagem...

nota

NE1 – Marielle Franco, socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e vereadora na capital carioca pelo PSOL, foi assassinada no dia 14 de março de 2018 no bairro do Estácio, na Região Central do Rio de Janeiro. Sua morte, e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, tem indícios de execução.

NE2 – Ver também: MOSÉ, Viviane. Marielle Franco. O assassinato de uma mulher corajosa e o impasse institucional brasileiro. Drops, São Paulo, ano 18, n. 126.02, Vitruvius, mar. 2018 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/18.126/6907>.

sobre a autora

Viviane Mosé é poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

comments

126.02 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

126

126.01 educação

A teoria do capital humano, educação e ação comunitária cristã

Preservando o patrimônio escolar em áreas carentes

Simone da Silva Costa

126.03 homenagem

Os olhos de Marielle Franco

Luiz Carlos Toledo

126.04 museu em crise

O MAM-Rio e o descarte de uma obra de arte

Sobre a venda de obra de Jackson Pollock para pagar dívidas

Tadeu Chiarelli

126.05 direito autoral

Arte urbana e direitos autorais

José Roberto Fernandes Castilho

126.06 crônica

Da cavalaria de hoje e de antigamente

Crônicas de andarilho 18

Abilio Guerra

126.07 desigualdade

Cada qual em seu local

Sobre a distribuição dos corpos no espaço social

Moacir dos Anjos

126.08 crônica

Andaimes de Mario Benedetti

Mauro Ferreira

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided