Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Comentário da obra em aço e vidro do arquiteto chileno Juan Sabbagh Pisano, ganhador do Prêmio Nacional de Arquitetura deste ano

english
Review of the work in steel and glass of Chilean architect Juan Sabbagh Pisano, who won the National Award for Architecture this year

español
Comentario de la obra en acero y vidrio del arquitecto chileno Juan Sabbagh Pisano, ganador del premio Nacional de Arquitectura este año

how to quote

MUNITA LIRA, Hernán. Prêmio Nacional de Arquitectura 2002. A obra em aço e vidro de Juan Sabbagh Pisano. Drops, São Paulo, ano 03, n. 005.08, Vitruvius, nov. 2002 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/03.005/1600>.


Como um dos arquitetos nacionais cujas obras possuem uma identidade singular e uma correta incorporação à paisagem – esta foi a definição dada a Juan Sabbagh Pisano ao ser distinguido com o Premio Nacional de Arquitetura 2002, reconhecimento que outorga o Colégio de Arquitetos do Chile desde 1969.

Juan Sabbagh estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Chile, onde atualmente trabalha como catedrático titular do Ateliê de Arquitetura e do Ateliê CAP, além de orientar trabalhos de graduação.

O Diretório Nacional do Colégio de Arquitetos considerou relevante o caráter de solidez e constância na obra de Sabbagh, assim como o caráter vanguardista de suas realizações, que o coloca no ápice da produção arquitetônica nacional no que diz respeito aos projetos industriais, habitações unifamiliares, construções institucionais e de serviços, desenvolvidas em distintos pontos do país e do estrangeiro.

A obra de Sabbagh tem não aço e não vidro, tecnologias de ponta, um de seus aliados mais destacados, dando ao uso destes materiais uma nova dimensão que permite compreender e fazer da arquitetura uma forma dinâmica, com formas inesperadas. Deu aos projetos industriais uma segunda dimensão, tornando a obra – um conjunto funcional e muitas vezes interessante no uso dos materiais –criações não apenas funcionais mas também criativas, com um grande design.

Essa nova forma de entender o uso do aço na cidade e no território confere ao autor, com projetos tão cuidados – como é o caso dos protótipos de Pronto COPEC – uma importante coleção de obras, onde se somam edifícios destinados à educação, corporativos, de serviços e de habitação.

O Diretório Nacional do Colégio de Arquitetos, ao divulgar o novo Prêmio Nacional, ressaltou que Juan Sabbagh faz uma arquitetura particular, forte, decidida e claramente instalada n o milênio, respondendo assim, de forma cabal, aos novos tempos. Mas ele também conseguiu que suas obras evidenciem a realidade que os envolve, a delicadeza e os mais precisos detalhes que fazem um todo íntegro e único no desenvolvimento arquitetônico.

Juan Sabbagh já mereceu diversos reconhecimentos a nível internacional e nacional, destacando-se a distinção "Fermín Vivaceta 2001" que lhe outorgou o Colégio de Arquitetos do Chile e o Prêmio pela Trajetória outorgado pelo Instituto Latino-americano do Ferro e Aço.

A tudo isso se soma uma dilatada trajetória acadêmica na Escola de Arquitetura da Universidade do Chile, numa constante preocupação pela formação das novas gerações de arquitetos e no desempenho da atividade profissional, uma permanente disposição em participar nas atividades da categoria, sendo indicado como vicepresidente da XIII Bienal Nacional de Arquitetura que acontecerá em outubro próximo.

notas

[publicação: julho 2002]

Hernán Munita Lira, Santiago, Chile

Centro Tecnológico Postal, Empresa de Correios do Chile. Arquitetos Juan Sabbagh, Mariana Sabbagh e David Bonomi

Escola de Desenho, Universidade do Chile. Arquitetos Juan Sabbagh, Mariana Sabbagh e Martín Schmidt

 

comments

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided