Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
o Brasil adquiriu grande visibilidade na 49° Biennale Internazionale di Venezia, 2001 ocupando, além do pavilhão brasileiro dos Giardini , com instalações de Ernesto Neto e imagens fotográficas de Vik Muniz, outros espaços prestigio cultural na cidade

how to quote

ROSSO DEL BRENNA, Giovanna. Brazil in Venice / Brasil in Venezia. A participação brasileira na Bienal de Artes desse ano. Drops, São Paulo, ano 02, n. 003.09, Vitruvius, nov. 2001 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/02.003/1583>.


Brazil in Venice / Brasil in Venezia Graças à promoção de BrasilConnects – herdeira da "Associação Brasil+500" e da extraordinária experiência das exposições do ano 2000 – e à curadoria de um manager do contemporâneo como o crítico de arte italiano Germano Celant, o Brasil adquiriu grande visibilidade na 49° Biennale Internazionale di Venezia (junho-outubro 2001) ocupando, além do lindo pavilhão brasileiro dos Giardini (com instalações penetráveis de Ernesto Neto e manipulações de imagens fotográficas de Vik Muniz), outros espaços de grande prestigio cultural na cidade: a Fundação Peggy Guggenheim (com obras de Miguel Rio Branco e Tunga); o Museo di Palazzo Fortuny (com trajes, jóias, fotos e cartazes de Carmen Miranda e as fantasias da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, além de outras obras de Neto e Muniz); a igreja de S. Giacomo dall’Orio no sossegado, encantador campo do mesmo nome (com imagens de santos negros barrocos povoando as capelas e a sacristia). Mostrou "riqueza e diversidade", de acordo com as intenções dos promotores. Até demais. Mas a primeira, curiosa sensação do espectador è que esteja faltando algo e/ou que algo esteja errado: a começar pelo título, pensado em inglês e traduzido num idioma que não é nem o português nem o italiano. (Leia entrevista com Ernesto Neto em arquitetura.crítica nº 3)

notas

[publicação: junho 2001]

Giovanna Rosso Del Brenna, Milão Itália

Exposição de trajes da Imperatriz Leopoldinense no Museo di Palazzo Fortuny, Veneza
Foto Giovanni Del Brenna

Instalação de Ernesto Neto, no Palazzo Fortuny, Veneza
Foto Giovanni Del Brenna

 

comments

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided