Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Seminário Internacional realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram discutidas as interfaces entre a Psicologia e a Arquitetura e Urbanismo, através do Projeto do Ambiente Construído

how to quote

DEL RIO, Vicente. Entre o Real e o Imaginário. O Seminário Internacional Psicologia e Projeto do Ambiente Construído. Drops, São Paulo, ano 01, n. 001.08, Vitruvius, out. 2000 <https://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/01.001/1564>.


De 23 a 25 de Agosto, em Seminário Internacional realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram discutidas as interfaces entre a Psicologia e a Arquitetura e Urbanismo, através do Projeto do Ambiente Construído.

Na conferência de abertura, o psicólogo Robert Sommer, professor da University of California (Davis, EUA) reconhecido internacionalmente por sua obra pioneira na interface entre a psicologia e a arquitetura, apresentou-nos uma ampla visão do desenvolvimento da pesquisa e de conceitos de comportamento espacial, tais como espaço pessoal, territorialidade, privacidade e espaço defensivo, além de sua aplicação diversa, em projetos de hospitais, aeroportos, escolas, prisões e outras tipologias arquitetônicas.

O segundo conferencista, arquiteto Graham Adams, mostrou-nos como o trabalho de seu escritório (The Adams Group; Charlotte, Carolina do Norte, EUA) se baseia na pesquisa cognitiva e comportamental e em metodologias participativas, de modo a sempre envolver os usuários nos processos decisórios dos projetos independentemente de sua escala; ele ilustrou sua argumentação com projetos para escolas, centros de arte e comunitários e prédios governamentais, dentre outros. Finalmente, a terceira conferencista, Denise Jodelet (com formação em filosofia, professora da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, e diretora de seu Laboratório de Psicologia Social) falou sobre a relação entre indivíduos e grupos sociais com o ambiente construído através de dois enfoques principais: o das representações sociais, e aquele da memória social ou coletiva; para ela, a relação do indivíduo – individual e coletivo – com o seu espaço de vida passa pela construção do sentido e de significados baseados não apenas na experiência direta e em práticas funcionais, mas também no valor simbólico do ambiente construído.

Vicente Del Rio, Rio de Janeiro RJ Brasil

Robert Sommer, a simplicidade em pessoa, inclusive calçando chinelos...

 

comments

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided