Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

entrevista ISSN 2175-6708

sinopses

português
Entrevista com o arquiteto alemão Peter Mehrtens, chefe da equipe de concepção computacional da Bemo Systems e sócio de uma firma de consultoria chamada Design to Fabrication.

como citar

CELANI, Gabriela; BARBOSA NETO, Wilson; MOARA SANTOS FRANCO, Juarez. Entrevista com o arquiteto Peter Mehrtens. Do projeto à fabricação. Entrevista, São Paulo, ano 16, n. 063.02, Vitruvius, jul. 2015 <http://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/16.063/5541>.


O arquiteto Peter Mehrtens durante workshop na Unicamp
Foto/Photo Gabriela Celani

As novas tecnologias de fabricação digital estão disponíveis para os escritórios de arquitetura de três maneiras diferentes (1): montando seu próprio grupo de especialistas dentro da empresa, estabelecendo parcerias com equipes externas vinculadas às indústrias de fabricação digital ou recorrendo a consultores independentes, que são mais flexíveis mas ainda muito raros no mercado. O arquiteto alemão Peter Mehrtens representa simultaneamente o segundo e o terceiro casos: é chefe da equipe de concepção computacional da Bemo Systems e sócio de uma firma de consultoria chamada Design to Fabrication.

Na Bemo Systems, empresa alemã especializada em sistemas de fachada, Mehrtens atualmente está desenvolvendo soluções para edifícios projetados por alguns dos arquitetos mais influentes do mundo: "Wei Wu Ying Center For The Arts”, Kaohsiung, Taiwan (Mecanoo), “Zagreb International Airport”, Croatia (Neidhardt architects / Institut IGH), “Baku Convention Center”, Azerbaijan (Coop Himmelblau), “Salzburg Schallmoos Main Station”, Áustria (Kadawittfeldarchitektur) e “Mriya Sanatorium”, Jalta, Crimea (Foster and Partners).

Peter Mehrtens veio ao Brasil em março de 2015 para participar de encontros e discussões promovidas pelo projeto “Arquitetura Contemporânea e Automação: prática e reflexão”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e organizados pelo Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em entrevista aos pesquisadores do LAPAC, ele falou sobre fabricação digital, sobre as diferenças entre abordagens e tecnologias usadas pela Bemo na Alemanha e no Brasil, e revelou suas opiniões sobre o ensino de projeto generativo e fabricação digital.

nota

1
CELANI, Gabriela. LENZ, Daniel. Novas tecnologias na construção de edifícios: estabelecendo a ponte entre o processo criativo e a produção por controle numérico. Artigo aceito para publicação no Cadernos PROARQ em abril de 2015.

comentários

063.02
sinopses
como citar

idiomas

original: português

outros: english

compartilhe

063

063.01

Entrevista com Maria Madalena Pinto da Silva

Júlia Coelho Kotchetkoff

063.03

Entrevista com Eduardo Souto de Moura

Isa Clara Neves

063.04

Entrevista com a arquiteta paisagista Rosa Kliass

Antônio Agenor Barbosa, Rachel Paterman e Stella Rodriguez

063.05

Entrevista com o designer Sergio Rodrigues

Marcelo Bezerra

jornal


© 2000–2019 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada