Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP, comenta as alternativas possíveis para as manifestações de apoio ao governo federal, convocados para 25 de maio de 2019, domingo.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Domingo é dia D. "Fiz que fui, não fui, e acabei fondo!". Drops, São Paulo, ano 19, n. 140.08, Vitruvius, maio 2019 <http://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.140/7367>.



As manifestações em defesa da educação no dia 15 de maio surpreenderam o governo a ponto de fazê-lo cometer vários erros consecutivos.

O desgaste foi tão grande que o governador paulista, agora empenhado em desmarcar-se de Bolsonaro, se apressou em declarar que não haverá corte nos recursos das estaduais paulistas.

A tentativa do ministro da educação de confundir o público com a notícia de uma suplementação falhou. Os cortes continuam.

Também não ajudou o governo o fato de mais um de seus fiéis escudeiros, o governador carioca, ter em seu currículo um estágio na prestigiada Universidade de Harvard que ele foi obrigado a admitir que nunca fez.

É um bom tema para psicanalistas que aqueles que demonstram tanto ódio à educação tenham a compulsão de inventar títulos, cursos ou estágios universitários que nunca fizeram.

Mas em matéria de tiro no pé, nada se compara a ter estimulado primeiro e tentar esvaziar depois, as manifestações deste domingo, que ninguém mais sabe para que foram convocadas.

Inicialmente eram contra o Congresso e o STF, que estariam atrapalhando o presidente. O nome disso é autogolpe. Jânio tentou o seu em 1961. Não deu certo mas contribuiu para jogar o país nas trevas durante 20 anos.

Desta vez foi tão canhestro que mesmo apoiadores de primeira hora, do MBL a Janaína, passaram a criticar abertamente o presidente e seu entorno.

Também não ajudou o fato de Queiroz, o motorista e faz tudo da famiglia presidencial, pagar em dinheiro vivo 140 mil reais ao hospital mais caro do país. Justo quando o sigilo fiscal e bancário do 01 estão quebrados.

Quando escrevo é impossível saber a dimensão das manifestações. Se forem maiores que as do dia 15, ganha Bolsonaro e perde a democracia. Se não, Bolsonaro fica ainda mais fraco, mas a democracia continua em risco.

nota

NE – O subtítulo, da responsabilidade do editor, recorda frase de Nunes, jogador do Flamengo, que parece sintetizar a prática vacilante do governo atual.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP, não estagiou em Harvard nem paga hospital em dinheiro vivo.

Jânio Quadros em Uruguaiana RS, 21 de abril de 1961
Foto de Erno Schneider [website do Senado Federal]

 

comments

140.08 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

140

140.01 design

Matéria da invenção

Para dizer que nem tudo é insignificante no Brasil atual

Ethel Leon

140.02 ensino

Destruição em marcha acelerada – parte 2

Folow the money

Carlos A. Ferreira Martins

140.03 ensino

A primeira pessoa com ensino superior

A trajetória da minha família para que eu pudesse ingressar na universidade

Camila Ferreira

140.04 meio ambiente

Contra o desmonte da governança socioambiental no Brasil

Comunicado dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente

Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira and Edson Duarte

140.05 homenagem

Eu e I.M. Pei

Amigos por um dia

José Tabacow

140.06 ensino superior

A educação começou a se defender

Dois milhões de “idiotas inúteis” protestam nas ruas das cidades brasileiras

Carlos A. Ferreira Martins

140.07 evento

Seminário Lamemo 10 na FAU UFPA

Cybelle Salvador Miranda, Ronaldo Marques de Carvalho and Beatriz Trindade de Oliveira Lobato

140.09 homenagem

Nelci Tinem

Um carinho que se encerra

Hugo Segawa

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided