Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

arquiteturismo ISSN 1982-9930

Rampa do Pavilhão da Bienal de São Paulo. Foto Victor Hugo Mori

sinopses

português
Cobertura com vídeos e textos da montagem da exposição "Como falar de coisas que não existem", 31ª Bienal de São Paulo. Realização do portal Vitruvius e Irmãos Guerra Filmes.

english
Video and text coverage of the expo "Como falar de coisas que não existem", São Paulo 31th Biennale. Made by portal Vitruvius and Irmãos Guerra Filmes.


como citar

PROTTI, Tommaso. A Bienal e seu pavilhão. A severidade e a harmonia do edifício de Oscar Niemeyer. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 090.01, Vitruvius, ago. 2014 <http://pop.www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.090/5266>.


O espaço foi o que me atingiu quando entrei na Bienal, um pavilhão a se perder no horizonte projetado por Oscar Niemeyer no coração do Parque do Ibirapuera. Essa estrutura moderna é emblemática na arquitetura de São Paulo e, apesar de seu aspecto exterior um tanto severo, a Bienal em seu interior é um espaço harmonioso para a celebração da arte. Eu acredito que o local revela muitas almas que pertencem à cidade mas consegue ainda manter os aspectos negativos, o caos, do lado de fora. Se a Bienal trouxer a arte brasileira mais próxima de uma audiência internacional, e vice versa, o pavilhão de Niemeyer terá alcançado seu objetivo.

31ª Bienal de São Paulo – Como falar de coisas que não existem, 6 de setembro a 7 de dezembro de 2014, Parque do Ibirapuera, portão 3, Pavilhão da Bienal, São Paulo, Brasil.

sobre o fotógrafo

Tomasso Protti, italiano, fotógrafo documentarista freelance, é formado em Ciências Políticas em Roma, com mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental no London College of Communication. Seu trabalho foi exposto em Londres, Milão, Roma e Zagreb e recebeu os prêmios International Photography Award e The National Geographic Award. Radicado em São Paulo, trabalha para The New York Times, The National Geographic, Le Monde, The New Yorker, Esquire, entre outros, e faz parte do coletivo Reportage da Getty Images Emerging Talents.

comentários

090.01 31ª bienal de sp
sinopses
como citar

idiomas

original: português

outros: english

compartilhe

090

090.02 31ª bienal de sp

Éder Oliveira

Giovanni Pirelli, Helena Guerra, Caio Guerra e Ludovico Schilling

090.03 31ª bienal de sp

Coisas que não existem

Bruno Schiavo

090.04 31ª bienal de sp

Voluspa Jarpa, histórias de aprendizagem

Helena Guerra, Caio Guerra e Ludovico Schilling

jornal


© 2000–2019 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada